VII edição do ‘Saúde na Praça’ - 2016

A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em parceria com as sociedades de especialidades, Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de Outras Drogas da AMMG (Contad AMMG) e Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg), realiza, no dia 27 de agosto, a VII edição do ‘Saúde na Praça’, de 8h às 13h, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O evento é aberto à comunidade e conta com atividades gratuitas e orientações de especialistas sobre saúde.

Neste ano, 22 sociedades de especialidades médicas participam do evento, nas áreas de: alergia, anestesiologia, angiologia, cardiologia, cirurgia plástica, coloproctologia, dermatologia, endoscopia digestiva, gastroenterologia e nutrição, ginecologia, homeopatia, infectologia, mastologia, medicina do exercício e do esporte, medicina do trabalho, nefrologia, oftalmologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, tanatologia e terapia intensiva. Médicos e estudantes de medicina vão orientar a população sobre como evitar as principais doenças que acometem crianças, homens e mulheres, além de estimular a prática de hábitos saudáveis de vida.

Além de medição de pressão arterial e glicemia, o evento contará com: espirometria (exame que identifica doenças relacionadas ao pulmão); treinamento funcional, alongamento e caminhada; orientação sobre cuidados paliativos; teste rápido de doenças como HIV e Hepatites B e C; ultrassom para identificar problemas de circulação; orientações sobre como realizar massagem cardíaca e primeiros socorros. Haverá uma tenda para a realização de palestras sobre ‘Cuidados Paliativos’, ‘Prevenção de doença renal’, ‘Mitos e verdades da homeopatia’ entre outros temas.

A diretora de Promoções Culturais da AMMG, Maria Aparecida Braga, explica que o ‘Saúde na Praça’ é aberto para homens e mulheres de todas as faixas etárias. “É fundamental que o próprio cidadão se apodere de sua saúde, ou seja, que ele mesmo entenda que é necessário cultivar bons hábitos.” Braga avalia que será uma ótima oportunidade para que cada um se conheça melhor e entenda como o seu organismo está funcionando. “Nós médicos e demais profissionais de saúde somos referência. Acolhemos as pessoas e temos o dever de esclarecê-las, dentro de nossa especialidade, sobre a melhor maneira de prevenir doenças e sobre os tratamentos a seguir”, enfatiza. Ela completa lembrando que a Associação Médica está sempre de portas abertas com informações de qualidade para a população.

O evento conta com patrocínio da Construtora Baggio, Laboratório Hermes Pardini, Unimed BH , Valem (administradora de benefícios) e apoio da Água Mineral Viva, Periodical Gestão de Serviços, Rádio Itatiaia e Rede Globo Minas. Todas as atividades são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO

Tenda Palco

8h30 – Alongamento e caminhada monitorada – Ludy Faria Studio Fitness e Sociedade Brasileira do Exercício e do Esporte – Regional Minas Gerais (Smexe);

8h45 – Palestra ‘Pense Saúde Pense Homeopatia’ – Sociedade Mineira de Homeopatia;

9h15 – Treinamento Funcional – Ludy Faria Studio Fitness;

9h45 – Apresentação de dança e ressuscitação cardiopulmonar – Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti);

10h10 – Palestra sobre Dependências Químicas – Associação Mineira de Psiquiatria;

10h15 – ‘20 Buscar’ – Companhia de Teatro do Hospital Madre Tereza;

10h45 – ‘Exercício e esporte’ – Sociedade Brasileira do Exercício e do Esporte – Regional Minas Gerais

11h15 – Palestra ‘Saúde Ocular’ – Departamento de Oftalmologia da Associação Médica de Minas Gerais;

11h40 – Palestra ‘ Mitos e verdades sobre cuidados paliativos’ – Sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais;

12h – Palestra ‘Prevenção de câncer de intestino: é o melhor remédio!’ – Sociedade Mineira de Coloproctologia;

12h20 – Palestra ‘Prevenção de Queimaduras’ – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Minas Gerais;

12h40 – Apresentação Kung Fu

13h – Encerramento 

 


Autor / Fonte:SMEXE
Link: https://www.facebook.com/smexeonline/videos/1085930271488876/