Janeiro Dourado

Todos nós já ouvimos falar que praticar exercícios traz muitos benefícios ao nosso corpo, pois o mantém saudável e em equilíbrio. Atividade física regular é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para a saúde e cada vez mais as pessoas estão se conscientizando e mudando seus hábitos, incluindo os exercícios em sua rotina.

O que nem todo mundo sabe ou atribui a devida relevância é que para praticar exercícios é importante, antes de tudo, fazer uma avaliação médica para descartar possíveis condições que possam limita-la ou até restringi-la. Não são raras as notícias de pessoas que sofreram desde lesões osteo-musculares até morte súbita ao praticarem exercícios sem avaliação e orientação adequadas. Estas situações trazem à tona a importância do auxílio de um médico especializado.

Para alertar a população com relação à necessidade da avaliação realizada por um médico do esporte antes de inserir o exercício físico em sua rotina, a Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (Spamde) lançou a campanha Janeiro Dourado – “Porque sua Vida Vale Ouro”, um mês para a conscientização da saúde do esportista e que acontecerá anualmente. O mês de janeiro foi escolhido por ser o início de temporada para a maioria das equipes esportivas e também porque é o primeiro mês do ano, quando a maioria das pessoas promete mudar de vida, ser mais ativa e mais saudável, mas nem sempre consegue. Já a cor dourada remete à medalha, ao primeiro lugar, ao pódio, que representa aquilo que cada um de nós pode ganhar ao mudar o estilo de vida, comparando o valor de nossas vidas ao ouro.

A campanha promove o conhecimento e divulga informações sobre os benefícios alcançados com hábitos mais saudáveis, além de esclarecer sobre a Medicina Esportiva e o papel do médico do esporte na rotina do praticante. A ação tem o intuito de destacar a importância da realização avaliação médica pré-participação esportiva (denominada entre os profissionais do esporte de APPE), que é de fundamental importância para detectar condições clínicas que possam representar riscos durante o treino e/ou competição, e que esta avaliação deve ser repetida anualmente, com particularidades em relação à idade e ao gênero do praticante.

Fonte: Campanha Janeiro Dourado. Disponível em: < http://www.spamde.com.br/campanha-janeiro-dourado/ >. Acesso em: 15 dez 2018.


Autor / Fonte: Dr. Fabiano C. Araujo
Link: https://www.facebook.com/events/493300334529036/